casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | prescrição de medicamentos

Que efeitos a morfina tem nas mulheres grávidas?

Efeitos da morfina em mulheres grávidas

A morfina é um analgésico opioide potente comumente usado para tratar dores moderadas a intensas. Às vezes também é usado para tratar diarréia, náusea e vômito. A morfina pode ser administrada por via oral, por injeção ou por meio de uma bomba de analgesia controlada pelo paciente (PCA).

Efeitos da morfina no feto

A morfina pode atravessar a placenta e atingir o feto. Os seguintes efeitos da morfina no feto foram relatados:

* Depressão respiratória: A morfina pode causar depressão respiratória no feto, o que pode levar à hipóxia (falta de oxigênio).
* Baixo peso ao nascer: O uso de morfina durante a gravidez tem sido associado ao baixo peso ao nascer.
* Síndrome de abstinência neonatal (SNA): Bebês nascidos de mães que usaram morfina durante a gravidez podem apresentar NAS. NAS é uma condição que ocorre quando um bebê recém-nascido se abstém dos efeitos da morfina. Os sintomas da NAS podem incluir nervosismo, irritabilidade, convulsões e dificuldade de alimentação.
* Efeitos no desenvolvimento a longo prazo: Alguns estudos sugeriram que o uso de morfina durante a gravidez pode levar a efeitos de longo prazo no desenvolvimento das crianças, como dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas.

Amamentação

A morfina também pode passar para o leite materno. As mães que amamentam e usam morfina devem estar cientes dos riscos potenciais para o bebê. Esses riscos incluem depressão respiratória, NAS e outros efeitos adversos.

Alternativas à morfina

Existem vários medicamentos alternativos que podem ser usados ​​para tratar a dor durante a gravidez. Esses medicamentos incluem paracetamol, ibuprofeno e naproxeno. Esses medicamentos são geralmente considerados mais seguros para uso durante a gravidez do que a morfina.

Se você está grávida ou planeja engravidar, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios do uso de morfina. Seu médico pode ajudá-la a tomar a melhor decisão sobre o analgésico mais seguro para você e seu bebê.