casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | prescrição de medicamentos

Seu parceiro precisa que Mono possa passar isso para você?

Mono, também conhecida como mononucleose infecciosa, normalmente é transmitida pelo contato com saliva infectada, como beijos ou compartilhamento de bebidas. O vírus que causa a mono, o vírus Epstein-Barr (EBV), também pode ser transmitido através do contato com sangue infectado ou outros fluidos corporais.

É importante observar que o EBV é um vírus muito comum e muitas pessoas foram infectadas por ele em algum momento de suas vidas. No entanto, nem todas as pessoas infectadas com EBV desenvolverão mononucleose. Algumas pessoas podem apresentar apenas sintomas leves ou mesmo nenhum sintoma, enquanto outras podem desenvolver sintomas mais graves, como fadiga, febre, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados e erupção na pele.

Para transmitir mononucleose para outra pessoa, você deve liberar o vírus na saliva ou em outros fluidos corporais. Isso normalmente ocorre durante a fase aguda da doença, que pode durar várias semanas. No entanto, algumas pessoas podem continuar a transmitir o vírus durante meses ou mesmo anos após terem recuperado da mononucleose.

Portanto, é possível transmitir mononucleose ao seu parceiro mesmo que você não apresente mais sintomas. No entanto, o risco de transmissão é maior durante a fase aguda da doença.

Para reduzir o risco de transmissão da mononucleose ao seu parceiro, é importante praticar uma boa higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar compartilhar bebidas ou utensílios. Você também deve evitar beijar seu parceiro enquanto estiver apresentando sintomas de mononucleose. Se você está preocupado em transmitir mononucleose ao seu parceiro, converse com seu médico.