casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | prescrição de medicamentos

Como os medicamentos funcionam dentro do seu corpo

Quando você toma um medicamento, ele entra no corpo e começa a interagir com as células e tecidos. A maneira exata como um medicamento funciona depende de sua estrutura química e da condição específica para a qual está sendo usado. No entanto, existem alguns princípios gerais que se aplicam à maioria dos medicamentos.

Absorção

A primeira etapa no processo de absorção do medicamento é que o medicamento se dissolva nos sucos digestivos do estômago ou intestinos. Uma vez dissolvido, o medicamento pode ser absorvido pela corrente sanguínea através das paredes do estômago ou intestinos. A taxa de absorção pode ser afetada por vários fatores, incluindo a forma do medicamento (por exemplo, comprimido, cápsula ou líquido), a presença de alimento no estômago e a acidez do estômago.

Distribuição

Uma vez absorvido pela corrente sanguínea, o medicamento é distribuído por diferentes tecidos e órgãos do corpo. A distribuição de um medicamento é determinada por vários fatores, incluindo a solubilidade do medicamento em água e gordura, sua ligação às proteínas do sangue e o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo.

Metabolismo

O corpo metaboliza medicamentos para quebrá-los em moléculas menores que podem ser excretadas. O metabolismo ocorre no fígado e em outros órgãos. A taxa de metabolismo pode ser afetada por vários fatores, incluindo a estrutura química do medicamento, a dose do medicamento e a idade, peso e função hepática da pessoa.

Excreção

A etapa final no processo de eliminação da medicação é a excreção. Os medicamentos são excretados do corpo pelos rins (na urina) ou pelo fígado (na bile). A taxa de excreção pode ser afetada por vários fatores, incluindo a estrutura química do medicamento, a dose do medicamento e a idade, peso e função renal da pessoa.

Farmacodinâmica

A farmacodinâmica de um medicamento refere-se à forma como ele interage com células e tecidos para produzir um efeito terapêutico. Isso pode envolver a ligação a receptores nas células, inibindo a atividade de enzimas ou alterando a estrutura ou função das células.

Farmacocinética

A farmacocinética de um medicamento refere-se à forma como ele é absorvido, distribuído, metabolizado e excretado pelo organismo. Isto inclui a velocidade com que o medicamento entra e sai do corpo, a concentração do medicamento no sangue e a duração dos seus efeitos terapêuticos.

Efeitos colaterais

Os medicamentos também podem causar efeitos colaterais, que são efeitos indesejados ou não intencionais do medicamento. Os efeitos colaterais podem variar de leves a graves e podem incluir náuseas, vômitos, diarréia, prisão de ventre, dor de cabeça, tontura e sonolência. Alguns medicamentos também podem causar efeitos colaterais mais graves, como danos ao fígado, rins e problemas cardíacos.

É importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios potenciais de qualquer medicamento antes de tomá-lo.