acordo com um artigo TV eMed por Kristi Monson, PharmD, e Arthur Schoenstadt , MD, os efeitos colaterais indesejáveis mais comuns de Prempro são concurso seios em até 38 por cento das mulheres , dores de cabeça em até 36 por cento das mulheres e dor de estômago em até 21 por cento das mulheres . Onze a 14 por cento das mulheres experimentam a dor nas costas , dor nas articulações e náuseas. Embora não haja nenhuma evidência clínica que liga Prempro ao ganho de peso , pode causar retenção de líquidos que pode resultar em inchaço.
Menos Efeitos colaterais comuns
Não surpreendentemente, menos efeitos colaterais mais comuns são muitas vezes de natureza feminina e podem incluir cólicas menstruais dolorosos , infecções fúngicas, a ampliação do peito , secreção vaginal e sangramento vaginal , que muitas vezes diminui com o tempo . Efeitos menos comuns podem também podem incluir fraqueza geral, sinusite , tosse , diarreia, gases, cãibras nas pernas e tonturas .
Rare, sérios efeitos colaterais
o câncer de mama , câncer de ovário , acidente vascular cerebral , ataque cardíaco e coágulos de sangue estão entre os efeitos colaterais raros de Prempro , de acordo com Monson e Schoenstadt . Eles também listam demência , ansiedade, depressão , doença da vesícula biliar e reações alérgicas - que podem se transformar - como urticária , erupções cutâneas, chiado no peito , inchaço e dificuldade para engolir . Se você tossir sangue ou experimentar dor aguda no peito , visão turva ou dupla visão, dores de cabeça, dor ou inchaço nas pernas , dormência , urina escura, amarelecimento em seus olhos ou outros sintomas alarmantes , consulte um médico imediatamente.
câncer uterino
Como terapia de reposição hormonal (TRH) , Prempro dobra o risco de útero ou do endométrio , câncer, de acordo com Drugs.com . Eles explicam que o risco normal de câncer uterino por uma mulher de 50 anos de idade, entrando na menopausa é de 2,5 por cento. O risco duplica a 5 por cento com HRT . Quanto mais tempo você está no HRT , maior o risco . No entanto, as mulheres que tomam HRT , mesmo que desenvolver câncer de útero , tendem a viver mais do que as mulheres que nunca fazem terapia de reposição hormonal.
Cancro da mama
Se uma mulher tenha sido desligado HRT por cinco ou mais anos, ela não tem um risco aumentado de câncer de mama , de acordo com uma análise de 51 estudos epidemiológicos publicados sobre o câncer de mama citados por Drugs.com . Parece , dizem, que a exposição de estrogênio " promove o crescimento de doença pré-existente , em vez de estimular a formação de um novo câncer. "
Drogas e Doenças Interações
Tal como acontece com qualquer medicamento, a interação do Prempro com outras drogas pode causar efeitos inesperados . Além disso, ela pode exacerbar doenças e condições pré- existentes, tais como pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol.