De acordo com informações de prescrição da Bayer , a ciprofloxacina é um antibiótico de largo espectro ( o que significa que pode matar ou inibir uma vasta gama de diferentes tipos de bactérias ) . É um de uma classe de medicamentos chamados quinolonas que atacam as bactérias através da ligação a enzimas chamadas topoisomerases . Topoisomerases enrolar e desenrolar DNA durante a replicação ( quando uma célula está copiando seu DNA antes da divisão ) . Ao ligar-se a topoisomerases bacterianas a ciprofloxacina interrompe a replicação do ADN e que mata a bactéria .
Biodisponibilidade de Ciprofloxacina
A biodisponibilidade é uma medida da percentagem de um medicamento administrado a um paciente que realmente atinge grande circulação na corrente sanguínea. Se um fármaco é administrado por via IV , que tem uma biodisponibilidade de 100 por cento . Se for administrada por via oral ou através de outra via , no entanto , algumas das moléculas de fármaco pode não ser absorvido através da mucosa intestinal , enquanto que outras moléculas de droga pode ser metabolizada e dividido pelo fígado , pelo que apenas uma fracção das moléculas da droga atingirá sistémica circulação. Esta fracção é definida como a biodisponibilidade . Segundo o fabricante , a Bayer AG , a biodisponibilidade absoluta de Cipro é de 70 por cento.
Ciprofloxacina e Leite
Bayer adverte os pacientes que a ciprofloxacina não devem ser tomados em conjunto com leite. Em um estudo publicado na revista terapia farmacológica clínica , em 1991 , os pesquisadores deram a seus pacientes ciprofloxacina juntamente com leite ou iogurte para ver como a combinação alterou a eficácia do medicamento . Os investigadores concluíram produtos lácteos reduzir a biodisponibilidade de ciprofloxacina ( a fracção que atinge a circulação geral ) por 30 a 36 por cento e o pico de concentração de 36 por cento . Beber leite ou comer produtos lácteos enquanto estiver a tomar ciprofloxacina reduz drasticamente a quantidade de droga que vai realmente atingir a corrente sanguínea - . O lugar onde ele precisa ser
resistência à ciprofloxacina
Assim como com outros antibióticos como a penicilina , as bactérias podem desenvolver resistência a ciprofloxacina. Tratamento de uma infecção com concentrações baixas ou insuficientes de um antibiótico pode aumentar a possibilidade das bactérias irão desenvolver resistência , se a concentração não é suficientemente elevado para evitar que os mutantes que são menos sensíveis ao antibiótico de sobreviver e de se dividir, estes mutantes irá passar sobre o os genes que os tornam menos susceptíveis e a população de bactérias poderiam tornar-se mais resistentes ao longo do tempo . Tomando ciprofloxacina juntamente com leite ou produtos lácteos reduz a concentração máxima da droga na corrente sanguínea e , portanto, aumenta as chances de que as bactérias podem se tornar resistentes .
Por que o leite reduzir a biodisponibilidade de ciprofloxacina ?
acredita-se que o cálcio no leite interage com a molécula de ciprofloxacina e se liga a ele de uma forma que impede que ele seja absorvido e, conseqüentemente , também é recomendável que você se abster de beber enriquecido com cálcio suco de laranja enquanto você está tomando ciprofloxacina também. De acordo com um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical e Análise Biomédica , em 2010 , a caseína ( uma proteína encontrada no leite) também pode ligar com ciprofloxacina e torná-lo menos eficaz.