Desenvolvido na década de 1950 , o metilfenidato foi originalmente prescrita para a síndrome de Mohr . Dentro de alguns anos , no entanto, tornou-se evidente que os pacientes que tomam metilfenidato estavam experimentando efeitos colaterais mentais benéficos que incluíam o aumento da concentração e retenção de memória , bem como a capacidade de dirigir a sua atenção por longos períodos de tempo sem experimentar fadiga mental. Além disso , estes pacientes foram mais alerta e funcionou a um nível mais produtivo . Até o final dos anos 1960, a Ritalina foi a droga de escolha para crianças hiperativas .
Efeitos
Ritalina funciona através da redução de um transportador de dopamina ( DAT ) químico no cérebro . DAT lixivia a hormona dopamina do sistema nervoso central . Em um cérebro normal, DAT reduz apenas os níveis excessivos de dopamina , o hormônio da felicidade , que regula a nossa capacidade de tomada de decisão e nos permite sentir prazer. No entanto, em um paciente com ADD, os níveis de dopamina são tão baixos que a concentração é difícil eo paciente pode experimentar ataques de pânico, agressividade e incapacidade de realizar tarefas simples , sem se tornar ansioso.
Significado
Desde 1990, a Ritalina tem tido ampla aceitação no tratamento de crianças com problemas de atenção . O resultado tem sido a educação bem-sucedida de crianças ADD e sua progressão para a vida adulta como membros contribuintes da sociedade.
Prevenção /solução
Como os resultados da Ritalina em um aumento de os níveis de dopamina no cérebro , a droga é um dos favoritos de toxicodependentes que procuram um elevado rápida. Ritalina é regulada pela Lei de Substâncias Controladas ( CSA) de 1970 como uma droga " Anexo 2 ", com um risco elevado de abuso potencial. Como tal , a Associação de Combate às Drogas (DEA) monitora a força ea quantidade de dosagem , ea produção é limitada a evitar o excesso de armazenamento da medicação.
Aviso
Como com todos os medicamentos de prescrição, o metilfenidato produz efeitos colaterais indesejáveis em uma pequena porcentagem de usuários. Alguns pacientes irão experimentar instabilidade emocional ou alterações de humor , menos podem queixar-se de aumento de nódoas negras , sangramento nas gengivas , dores de cabeça ou chateado intestinal. Estudos realizados sobre o efeito do metilfenidato para impedir o crescimento de crianças foram inconclusivos .