A utilização chave para Effexor ou venlafaxina é para depressão maior. A depressão maior é caracterizada por humor e /ou perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente agradáveis , além de pelo menos cinco dos seguintes sintomas por duas semanas deprimido : a perda de peso ou ganho de peso significativo ou grande mudança no apetite, dificuldade em dormir ou sono excessivo , os movimentos agitados ou depressivos , fadiga ou menos de energia, sentimentos de inutilidade ou culpa , diminuição da concentração e pensamentos suicidas . A dose recomendada de venlafaxina para o tratamento de depressão maior varia 37,5-75 mg duas a três vezes por dia, das abas de libertação imediata e de 75 a 225 mg por dia de comprimidos de libertação prolongada .
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
GAD , que é outra indicação para a utilização de venlafaxina , é caracterizada por ansiedade ou preocupação excessivas que é difícil de controlar , pelo menos, seis meses. Esta ansiedade está associada a três ou mais dos seguintes sintomas : agitação, sendo facilmente fatigado , dificuldade de concentração , irritabilidade , tensão muscular e distúrbios do sono . A dose recomendada de venlafaxina no tratamento da GAD varia entre 75 e 225 mg por dia dos comprimidos de libertação prolongada.
Transtorno de Ansiedade Social (TAS)
SAD é um terceiro uso para a venlafaxina . A principal característica desta doença é o medo significativa de uma ou mais situações sociais ou de desempenho que expõe o indivíduo a pessoas desconhecidas ou situações. A dose recomendada de venlafaxina no tratamento da SAD é de 75 mg dos comprimidos de libertação prolongada por dia.
Transtorno de Pânico (TP)
A última FDA aprovou o uso de venlafaxina é para PD . Esta doença é caracterizada por recorrentes e inesperados ataques de pânico e preocupação excessiva sobre esses ataques até um mês após o ataque . A dose recomendada de venlafaxina para o tratamento da DP é o mesmo que para o GAD - 75 a 225 mg por dia dos comprimidos de libertação prolongada
.