bário bloqueia os raios -X tão órgãos que são preenchidos com um agente de contraste de bário vai aparecer como branco uma imagem de raios -X por diante. O sulfato de bário líquido é grosso e branco, e muitas vezes é dado a patentes que estão tendo seu trato digestivo examinada por raios-X. Dependendo da parte do tracto digestivo que necessite de ser visto , o sulfato de bário podem ser administrados por via oral ou por via rectal .
Iodo Soluções
Os agentes de contraste que são usados para sistema de imagem do sistema circulatório, do trato urinário e hepático ( fígado) geralmente contêm iodo e são injetados na parte do corpo que será visualizado. Estas soluções de iodo são utilizados na obtenção de imagens com um raio -X tradicional ou com uma tomografia computadorizada. Algumas pessoas têm uma reação alérgica a estes meios de contraste , e muitas pessoas relatam um gosto metálico na boca e sensações estranhas depois de terem sido injetado.
MRI Contraste Agente
Isto é normalmente uma solução , incluindo gadolínio , o qual é um metal de terra rara , mas também pode ser à base de ferro ou manganês . Os íons de metal magnético na solução vibrar e mostrar-se na ressonância magnética. Estes agentes de contraste são utilizados para imagiologia de vasos sanguíneos ou para encontrar tumores e lesões cerebrais ou do fígado .
Microbolhas meio de contraste
Estes agentes de contraste são utilizados em conjunção com ultra-sons . As pequenas bolhas que estão dissolvidos em solução são geralmente feitos de azoto , que outro gás pode ser utilizado . As microbolhas podem ser envolto por uma cápsula ou o próprio polímero de solução pode ser formulada para manter a integridade das bolhas . A alteração na densidade do material (a partir de um líquido para o gás na bolha ) espalha as ondas de ultra-som , o que melhora a imagem da estrutura do que o meio de contraste é injectado na .
Reacções a agentes de contraste
Alguns pacientes têm reações negativas a agentes de contraste , e essas reações são difíceis de prever. Por exemplo , o gadolínio , o qual é utilizado geralmente como agente de contraste de MRI , pode permanecer no organismo por mais tempo do que o esperado se os rins não eliminá-lo . O gadolínio migra para outras partes do corpo e provoca o escurecimento e endurecimento de tecidos . Além disso, algumas pessoas têm reações alérgicas ao iodo usado na solução de contraste para raios-X ou tomografia computadorizada, que faz com que entrar em choque anafilático.