casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | envenenamento
Como você trata a exposição ao agente nervoso?
A exposição a agentes nervosos é uma emergência médica e requer atenção médica imediata. O tratamento primário para a exposição a agentes nervosos é a administração de
antídotos . Esses antídotos são medicamentos que podem se ligar e neutralizar o agente nervoso, evitando que ele exerça seus efeitos tóxicos no organismo.
O antídoto específico utilizado dependerá do tipo de agente nervoso envolvido.
Para agentes nervosos organofosforados, como sarin ou VX, o antídoto é a atropina. A atropina é um antagonista colinérgico muscarínico que bloqueia os efeitos da acetilcolina, o neurotransmissor alvo dos agentes nervosos.
Para agentes nervosos carbamato, como tabun ou soman, o antídoto é a pralidoxima. A pralidoxima é um reativador da colinesterase que pode restaurar a atividade da acetilcolinesterase, a enzima que é inibida por agentes nervosos.
Além dos antídotos, outras medidas de suporte podem ser necessárias, tais como:
*
Suporte respiratório: Os agentes nervosos podem causar depressão respiratória, portanto a ventilação mecânica pode ser necessária para apoiar a respiração.
*
Suporte cardíaco: Os agentes nervosos também podem causar arritmias cardíacas, portanto, podem ser necessários medicamentos para regular a frequência e o ritmo cardíacos.
*
Controle de convulsões: Os agentes nervosos podem causar convulsões, portanto, podem ser necessários medicamentos anticonvulsivantes.
*
Descontaminação: Para evitar futuras exposições, é importante descontaminar o indivíduo afetado, removendo qualquer roupa contaminada e lavando a pele e o cabelo com água e sabão.
A exposição a agentes nervosos é uma emergência médica grave e pode ser fatal se não for tratada imediatamente.