casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | envenenamento
Você pode me contar um histórico de escarlatina?
Escarlatina é uma doença infecciosa caracterizada por erupção na pele e dor de garganta. É causada por uma bactéria chamada Streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A (GAS). A escarlatina foi descrita pela primeira vez no século XVI e foi uma doença comum na infância até o início do século XX.
Nos anos 1800, a escarlatina era uma das principais causas de morte entre crianças , com uma estimativa de 1 milhão de mortes por ano em todo o mundo. O desenvolvimento de antibióticos no início do século 20 levou a um declínio dramático na incidência de escarlatina, mas ainda hoje é vista ocasionalmente.
A escarlatina é transmitida através do contato com gotículas respiratórias , como quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Também pode ser transmitido pelo contato com objetos contaminados, como brinquedos ou roupas. Os sintomas da escarlatina geralmente aparecem 2 a 5 dias após a exposição à bactéria.
O sintoma mais comum da escarlatina é uma erupção cutânea , que normalmente começa no rosto e depois se espalha para o resto do corpo. A erupção geralmente é vermelha e fina e parece uma lixa ao toque. Outros sintomas da escarlatina incluem:
* Dor de garganta
* Febre
* Dor de cabeça
* Náusea
* Vômito
* Diarréia
A escarlatina pode ser tratada com antibióticos , que são eficazes para matar as bactérias que causam a doença. O tratamento normalmente dura 10 dias e é importante completar todo o tratamento com antibióticos, mesmo que os sintomas tenham melhorado.
A escarlatina é uma doença grave , mas geralmente é curável com antibióticos. No entanto, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível se você achar que pode estar com escarlatina, pois podem ocorrer complicações se a doença não for tratada imediatamente.
Algumas das complicações da escarlatina incluem: * Pneumonia
* Meningite
* Sepse
* Insuficiência renal
*Febre reumática
A febre reumática é uma complicação grave que pode se desenvolver após a escarlatina. A febre reumática afeta as articulações, o coração e o cérebro e pode causar danos permanentes a esses órgãos.
A escarlatina é uma doença evitável , e a melhor forma de prevenir é vacinando-se contra o GAS. A vacina GAS está disponível para crianças e adultos e é recomendada para pessoas com alto risco de desenvolver escarlatina, como aquelas que têm o sistema imunológico enfraquecido ou que vivem perto de alguém que tem escarlatina.