casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | envenenamento

Qual foi o tratamento dos furúnculos durante a peste negra?

O tratamento para furúnculos durante a Peste Negra era variado e muitas vezes ineficaz, pois o conhecimento e a compreensão médica eram limitados na época. Alguns tratamentos comuns incluem:

Sangria: Esta era uma prática médica comum durante a Idade Média e acreditava-se que ajudava a remover os "maus humores" do corpo. No entanto, não teve nenhum efeito real no tratamento de furúnculos.

Calmas: Cataplasmas feitos de várias ervas, plantas e produtos de origem animal eram aplicados em furúnculos para extrair o pus e promover a cura. Alguns ingredientes comuns usados ​​em cataplasmas incluem cebola, alho, pão, mel e gordura animal.

Lançamento: Se o furúnculo se tornar muito grande ou dolorido, ele poderá ser lancetado ou cortado para drenar o pus. Este era um procedimento arriscado, pois poderia levar à infecção se não fosse feito de maneira adequada.

Amuletos e amuletos: Algumas pessoas acreditavam no poder dos amuletos e amuletos para afastar doenças, incluindo furúnculos. Eles podem ser usados ​​ao redor do pescoço ou carregados na pessoa.

Rituais religiosos: A oração, o jejum e outros rituais religiosos eram frequentemente usados ​​como meio de buscar a intervenção divina e proteção contra doenças.

É importante notar que estes tratamentos não foram baseados em evidências científicas e muitas vezes tiveram pouco ou nenhum efeito no tratamento de furúnculos. A Peste Negra era uma doença devastadora com uma elevada taxa de mortalidade e não existiam tratamentos eficazes disponíveis na altura.