casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | envenenamento

Como você evita o veneno alimentar?

A intoxicação alimentar não pode ser interrompida, pode ser prevenida. Aqui estão algumas dicas para prevenir intoxicações alimentares:

1. Lave as mãos com frequência: Lave as mãos com água e sabão antes de manusear alimentos, depois de manusear carnes ou aves cruas e depois de usar o banheiro.

2. Mantenha carnes e aves cruas separadas de outros alimentos: Carne crua e aves podem conter bactérias nocivas que podem contaminar outros alimentos. Guarde-os separadamente na geladeira e cozinhe-os bem antes de comer.

3. Cozinhe os alimentos na temperatura adequada: Use um termômetro de alimentos para garantir que os alimentos sejam cozidos na temperatura adequada para matar bactérias nocivas.
- A carne moída e a carne de porco devem ser cozidas a pelo menos 71°C (160°F).
- As aves devem ser cozidas a pelo menos 74°C (165°F).
- O peixe deve ser cozido a pelo menos 63°C (145°F).
- Os ovos devem ser cozidos até que a gema e a clara estejam firmes.

4. Refrigerar as sobras imediatamente: Leve à geladeira as sobras 2 horas após o cozimento.

5. Descongele os alimentos com segurança: Descongele os alimentos congelados na geladeira, no micro-ondas ou em água fria corrente. Nunca descongele alimentos à temperatura ambiente.

6. Limpe as superfícies da sua cozinha regularmente: Limpe as superfícies da cozinha com água e sabão após preparar os alimentos, especialmente após manusear carne crua ou aves.

7. Evite comer ovos, carne ou aves crus ou mal cozidos: Esses alimentos podem conter bactérias nocivas que podem causar intoxicação alimentar.

8. Tenha cuidado ao comer em restaurantes: Escolha restaurantes que tenham boas práticas de higiene e que sirvam alimentos bem cozinhados. Evite comer em restaurantes que tenham sido associados a surtos de intoxicação alimentar.

9. Se você acha que está com intoxicação alimentar, consulte um médico imediatamente: A intoxicação alimentar pode ser grave, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.