casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | envenenamento

Por que você precisa induzir o vômito em uma pessoa se ela engoliu veneno?

Induzir o vômito geralmente _NÃO_ é recomendado no caso de envenenamento. Pode ser perigoso e piorar a situação em muitos casos.

A menos que seja especificamente orientado por um centro de controle de intoxicações ou profissional de saúde, o vômito não deve ser induzido. Aqui está o porquê:

1. Mais Absorção: Induzir o vômito pode fazer com que a substância envenenada seja absorvida mais rapidamente do estômago para a corrente sanguínea, levando a uma toxicidade sistêmica mais rápida.

2. Aspiração: Quando o vômito é induzido, existe o risco de a pessoa inalar (aspirar) o vômito para os pulmões, causando complicações potencialmente fatais, como pneumonia por aspiração.

3. Corrosão: Alguns venenos podem causar danos graves aos tecidos da boca, garganta e esôfago durante a regurgitação. Induzir o vômito pode levar a um maior contato dessas áreas delicadas com a substância nociva.

4. Esvaziamento gástrico retardado: Certos venenos, como os opioides ou certos metais pesados, podem retardar o esvaziamento do conteúdo do estômago. Induzir o vômito nesses casos pode não remover o veneno com eficácia.

5. Risco de desequilíbrio eletrolítico: Vômitos repetidos podem causar desequilíbrios eletrolíticos graves e desidratação, acrescentando mais complicações à situação.

6. Inadequado para cáusticos: Induzir o vômito é especialmente perigoso se uma substância cáustica (como limpador de ralos ou ácidos fortes) tiver sido ingerida. O vômito dessas substâncias pode causar danos graves ao esôfago, boca e faringe.

7. Ineficácia: Induzir o vômito nem sempre pode ser eficaz na eliminação do veneno, especialmente se a substância tiver sido absorvida pela corrente sanguínea ou tiver entrado no intestino delgado.

Em vez de tentar induzir o vômito, é fundamental procurar atendimento médico imediato em caso de envenenamento. O pessoal de emergência e os prestadores de cuidados de saúde são treinados para realizar intervenções seguras e apropriadas com base no veneno específico envolvido.

Consultar um centro de controle de intoxicações ou profissional de saúde é sempre a melhor ação se você suspeitar que alguém ingeriu uma substância venenosa.