casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | envenenamento

O que causa o envenenamento por chumbo?

O envenenamento por chumbo ocorre principalmente devido à ingestão ou inalação de chumbo ou seus compostos. O chumbo pode entrar no corpo através de várias fontes:

1. Ingestão:O chumbo pode ser ingerido através de alimentos, água ou solo contaminados. A tinta à base de chumbo, que ainda é encontrada em muitas casas antigas, é uma fonte comum de exposição ao chumbo em crianças, especialmente se a tinta estiver lascada ou descascada. O chumbo também pode ser encontrado em certos alimentos e bebidas, especialmente aqueles armazenados ou processados ​​em recipientes que contenham chumbo ou produzidos em áreas com elevados níveis de poluição por chumbo.

2. Inalação:O chumbo pode ser inalado como poeira ou vapores, especialmente em ambientes industriais ou durante atividades que envolvam materiais que contenham chumbo. Fundições de chumbo, usinas de reciclagem de baterias, canteiros de obras e campos de tiro internos são exemplos de ambientes onde a inalação de chumbo é mais provável.

3. Absorção dérmica:Embora menos comum, o chumbo também pode ser absorvido pela pele. Isto pode acontecer ao manusear materiais à base de chumbo sem equipamento de proteção adequado ou quando expostos a solo ou água contaminados por um longo período.

A exposição ao chumbo pode ter consequências graves, afetando vários órgãos e sistemas do corpo, particularmente o sistema nervoso e a produção de glóbulos vermelhos. As crianças pequenas e as mulheres grávidas são mais vulneráveis ​​aos efeitos nocivos do envenenamento por chumbo devido aos seus sistemas em desenvolvimento e às taxas de absorção mais elevadas.