casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | envenenamento
Intoxicação por aflatoxina em cães:o que saber
O que é envenenamento por aflatoxina? O envenenamento por aflatoxina é uma condição grave que pode ocorrer quando um cão ingere alimentos contaminados com aflatoxinas. As aflatoxinas são substâncias tóxicas produzidas por certos tipos de fungos e podem causar diversos problemas de saúde em cães, incluindo:
* Danos no fígado
* Danos nos rins
*Problemas de coagulação sanguínea
* Supressão do sistema imunológico
* Câncer
Quais são os sintomas do envenenamento por aflatoxina? Os sintomas do envenenamento por aflatoxina podem variar dependendo da gravidade da doença. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
* Vômito
* Diarréia
* Letargia
* Perda de apetite
* Perda de peso
* Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos)
* Convulsões
* Coma
Como é diagnosticada a intoxicação por aflatoxina? O envenenamento por aflatoxina é diagnosticado com base nos sintomas do cão e em um exame de sangue. O exame de sangue medirá os níveis de aflatoxinas no sangue do cão.
Como é tratado o envenenamento por aflatoxina? Não existe antídoto específico para envenenamento por aflatoxina. O tratamento é de suporte e pode incluir:
* Fluidos e eletrólitos
*Protetores de fígado
* Transfusões de sangue
* Medicamentos anticonvulsivantes
* Antibióticos
Qual é o prognóstico para envenenamento por aflatoxina? O prognóstico para envenenamento por aflatoxina depende da gravidade da doença e da saúde geral do cão. Com diagnóstico e tratamento precoces, a maioria dos cães pode se recuperar totalmente. No entanto, alguns cães podem desenvolver danos hepáticos crônicos ou renais.
Como posso prevenir o envenenamento por aflatoxina em meu cão? A melhor maneira de prevenir o envenenamento por aflatoxina é evitar alimentar seu cão com comida contaminada com mofo. Aqui estão algumas dicas para evitar alimentos mofados:
* Guarde os alimentos em local fresco e seco.
* Verifique se há mofo na comida antes de alimentá-la ao seu cão.
* Não alimente seu cachorro com comida que tenha ficado fora por mais de algumas horas.
* Mantenha seu cão longe de áreas onde há probabilidade de crescimento de mofo, como pilhas de compostagem e latas de lixo.
Se você acha que seu cão pode ter ingerido alimentos contaminados com aflatoxina, entre em contato com seu veterinário imediatamente. O diagnóstico e o tratamento precoces podem aumentar as chances de recuperação total do seu cão.