Indivíduos que sofrem de intoxicação crônica gradualmente tornar-se doente depois de tanto um longo período de , baixo nível de exposição constante à substância venenosa ou breves períodos de exposição esporádica ao longo do tempo . Isso é diferente de intoxicação aguda em que os indivíduos afetados sintomas graves dentro de minutos ou horas após a ingestão de uma substância tóxica . Intoxicação crônica ocorre mais freqüentemente com substâncias que podem se acumular no organismo ao longo do tempo , como o mercúrio , DDT, e vários tipos de compostos de chumbo .
Síndrome de Fadiga Crônica
um dos sintomas mais comuns de intoxicação crônica é o início gradual dos sintomas da síndrome de fadiga crônica. O indivíduo vai experimentar fadiga esmagadora e debilitante e uma sensação geral de mal-estar perpetuamente . Eles podem desenvolver insônia e sofrem de dor muscular que afeta os músculos diferentes em momentos diferentes.
Neurological Problemas
Se , ao longo do tempo , os depósitos da substância tóxica se acumular no interior do cérebro , uma série de sintomas neurológicos podem desenvolver . Estes incluem oscilações súbitas e inesperadas de humor , irritabilidade e episódios de raiva excessiva pontuadas por depressão extrema . Muitas vezes, a pessoa começa a ter dificuldade com a memória de curto prazo e concentração. Em alguns casos, as habilidades motoras finas verbais e pode ser prejudicado : eles podem ter mais dificuldade para avançar com as palavras corretas ao falar, ou tem dificuldade para escrever
Órgão danos
Outros sintomas se desenvolvem quando os danos toxinas acumuladas órgãos dentro do corpo . Os mais comuns são o fígado eo rim, resultando em sintomas característicos de fígado ou insuficiência renal .: Icterícia , fadiga, vómitos ou diarreia , perda de peso inexplicada , e mudanças nos hábitos urinários e da quantidade e aspecto da urina
defeitos Congênitos
Se uma mulher grávida sofre de intoxicação crônica , há um risco de que o desenvolvimento do feto será interrompido , resultando em um defeito de nascença física ou neurológica. Um exemplo deste fenômeno ocorre quando as mulheres grávidas consomem grandes quantidades de peixe que contêm metilmercúrio , como peixe-espada, tilefish , atum e cavala. Em um estudo realizado em Minamata , no Japão , as mulheres que comiam grandes quantidades destes peixes durante a gravidez aumentou a exposição dos seus feto ao mercúrio e aumenta a chance de a criança nascer com distúrbios neurológicos ou paralisia cerebral .