Evitar beber água contaminada é a única maneira de evitar a disenteria . A água da torneira em países onde as instalações de tratamento de água são pobres ou inexistentes podem levar a infecção , apesar de surtos da doença também pode ocorrer no mundo desenvolvido , devido a práticas de saneamento e de manipulação de alimentos pobres. Mesmo a água engarrafada não é seguro em muitos países em desenvolvimento , porque a água da torneira, água de nascente não filtrada , e os frascos não esterilizados podem ter sido usadas por traficantes sem escrúpulos.
Use água fervida
a melhor maneira de tratar a água e matar os cistos que causam disenteria amebiana é fervê-la . A água deve ser fervida por pelo menos 15 minutos antes de beber . A água fervida também deve ser usado para lavar o rosto e escovar os dentes , uma vez que é possível ingerir as bactérias. Tendo o cuidado de manter a água fora de sua boca durante o banho também irá evitar a ingestão acidental de água contaminada . Certifique-se de lavar a tampa e fora do recipiente com água fervida também. Evite comer legumes como alface que não podem ser descascadas , uma vez que podem ter sido lavados com água infectada , e tomar suas bebidas sem gelo no caso de congelados água da torneira foi usada .
Filtros cerâmicos e Tratamentos químicos
Um filtro de água cerâmica é a próxima melhor maneira de tratar a água contaminada , embora este método não é 100% seguro . Os poros do filtro de cerâmica deve ser de 2 microns ou menor, enquanto pode bloquear a maioria dos tipos de bactérias de começar completamente , eo filtro deve ser limpo regularmente para remover o acúmulo de micróbios . Tratar a água com produtos químicos como o cloro ou iodo é outro método de remoção de bactérias nocivas , embora ainda haja uma chance de cistos disenteria amebiana pode sobreviver purificação química. Filtro de água turva com um pano antes de usar purificadores químicos. Sente com os produtos químicos na água de pelo menos 30 minutos antes de o utilizar e cerca de uma hora , se a água é muito fria . Tenha em mente que algumas pessoas são alérgicas ao iodo , e que as mulheres grávidas e mulheres com mais de 50 anos não devem beber água que foi tratada com iodo.