Um dos primeiros e mais básicas , tratamentos para a envenenamento por radiação é a remoção total de todas as partículas sobre a pele e as roupas . Para fazer isso, todas as roupas devem ser removidas e destruídas . De acordo com a Clínica Mayo , este deve se livrar de cerca de 90 por cento da contaminação de radiação. Lavar com água morna e sabão ajuda a remover quaisquer outras partículas que podem ainda ser agarrados à pele. É importante fazer isso imediatamente após a exposição , como partículas ativas em pele e roupas pode continuar a veneno.
Medula Óssea Tratamento
radiação pode atacar e destruir a medula óssea glóbulos brancos , que são uma parte importante de seu sistema imunológico . Este é tratado com factor estimulador de colónias de granulócitos . Esta proteína ajuda a reverter os efeitos nocivos sobre a medula óssea , estimulando o crescimento de novas células brancas do sangue.
Iodeto de potássio
Iodeto de potássio é um outro tratamento comum opção para o envenenamento por radiação. Iodo de potássio recolhe na tireóide . Ele ocupa um espaço que o iodo radioativo ocuparia . Sem espaço para ficar na tiróide , o iodo radioativo é enviado para fora da tireóide e excretado pela urina .
DTPA
Diethylenetriamine ácido pentacético , ou DTPA , é outro forma comum de tratamento de envenenamento por radiação . Envenenamento por radiação pode muitas vezes vêm de exposição aos metais radioativos de amerício, cúrio e plutônio . Após a exposição desses elementos pode alojar-se no corpo. DPTA liga-se aos metais . Em seguida, é excretada na urina ou fezes.
Prussian Blue
azul da Prússia também pode ser usado para tratar envenenamento por radiação . Como DTPA , azul da Prússia se liga com partículas radioativas no corpo. No entanto, em vez de metais radioativos , azul da Prússia se liga com outros dois tipos de elementos radioativos chamados tálio e césio . Quando tomado diretamente após a exposição, azul da Prússia é capaz de remover muitas das partículas radioativas , antes que as células podem absorvê-los . Uma vez ligado às partículas radioativas , o azul da Prússia sai do corpo nas fezes , levando consigo as partículas .