acordo com a OSHA , a exposição aguda a 400 ppm de álcool isopropílico sobre três a cinco minutos provoca irritação dos olhos e as membranas mucosas da face. A inalação de uma grande quantidade de fumos podem também causar inconsciência . A ingestão de substância química em 25 mililitros em 100 mililitros de água pode causar dor de estômago, vómitos, náuseas , tontura , bradicardia ( desaceleração do coração ), coma e possivelmente a morte em doses mais elevadas .
Crônica exposição em seres humanos
exposição prolongada ao álcool isopropílico pode causar eczema de pele e ternura. De acordo com a OSHA , recém-nascidos e crianças não devem ser expostas ao produto químico como o uso prolongado pode levar a problemas respiratórios, estupor e coma. Além disso , isopropanol tem sido associada ao câncer de seio paranasais em pacientes que tiveram exposição ao longo da vida , embora a evidência é inconclusiva inferir que a química é, definitivamente, um agente causador de câncer.
Efeitos sobre os animais
efeitos álcool isopropílico animais de uma forma semelhante como os seres humanos , em que irrita os olhos e das membranas mucosas . Uma diferença importante , contudo , é que a depressão do sistema nervoso central é causada em animais . Animais de estimação da família expostos ao produto químico deve ser levado para uma clínica veterinária imediatamente. Se for permitido a exposição prolongada ao álcool isopropílico , os animais podem sofrer danos no fígado, disfunções neurológicas , inconsciência e morte.