Melamina em pó , muitas vezes inclui ácido cianúrico , o que cria melamina cianúrico . Os cientistas não sabemos se este ácido é adicionado ao pó , ou se é um subproduto , mas estava presente nos casos de envenenamento associados com a China . A melamina é reconhecido pelo corpo como indesejado , e assim passa para os rins , sem quebrar. Muitas vezes cria pedras nos rins. Os sintomas associados com pedras nos rins incluem dor durante a micção , pois o organismo está a tentar passar a pedra . Além disso , pode haver sangue na urina , febre associada com nenhuma doença aparente , e a pressão sanguínea elevada . As crianças que fizeram o envenenamento de melamina a partir de fórmula contaminada mostrou sinais de pequenas pedras nos rins sendo passados .
Insuficiência Renal
Enquanto o corpo tenta passar a Cianurato melamina através dos rins, a estrutura de rede pode bloquear os tubos que levam para fora dos rins . Isto pode tornar possível a micção , o que irá tornar-se um veneno no corpo , se não for eliminado . Isso pode resultar em insuficiência renal . Os sintomas incluem náuseas e vômitos, a incapacidade de urinar , e dor nas costas grave. Ela também pode causar dores de cabeça , inchaço do abdômen , e sonolência ou letargia.
Câncer
Houve um estudo feito em camundongos para testar as possibilidades cancerígenas melamina de envenenamento em seres humanos . Os ratos não mostrar alguma correlação entre melamina e câncer de bexiga , mas eles foram alimentados com altas doses da substância que seria improvável a mostrar-se em seres humanos. Mais estudos precisam ser feitos para fornecer mais informações sobre o assunto, mas a partir de 2010 , há pouca evidência para sugerir que os seres humanos estão em risco de câncer devido à intoxicação por melamina.