Pessoas que sofrem dos efeitos tóxicos do botulismo pode sentir como se sua garganta está fechando. Eles muitas vezes têm dificuldade em falar ou engolir e podem sofrer de dificuldade para respirar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o botulismo também pode ser acompanhado por uma boca seca . Ambos os lados da face pode se sentir fraco ou não responder.
Náuseas e sintomas digestivos
botulismo toxina afeta o sistema digestivo, causando náuseas e vômitos. As vítimas desta toxina pode também sofrer de diarreia ou prisão de ventre e inchaço do abdômen. De acordo com a Clínica Mayo , cólicas abdominais são comuns. A presença de sintomas digestivos podem ajudar os médicos a determinar que o peixe fumado ou outros alimentos foi a causa do envenenamento .
Espasmos musculares e fraqueza
Conforme a doença progride , sofrem de botulismo podem sentir fraqueza nos músculos de todo o corpo. Isso começa no pescoço e nos braços , mas logo progride para os músculos respiratórios e parte inferior do corpo . A respiração torna-se mais difícil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando tratados prontamente e com assistência respiratória adequada, essa fraqueza pode ser inteiramente revertida. Em casos graves , cuidados respiratórios , incluindo a respiração mecânica , pode ser necessário durante semanas ou meses após a exposição à toxina . Se botulismo é permitido progredir sem tratamento, completa paralisia e morte pode eventualmente ocorrer.
A visão danificada
Quando Clostridium botulinum toxina afeta os músculos dos olhos , pode causar problemas de focagem , o que , eventualmente, evoluir para a visão borrada ou imagens duplas . De acordo com o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos , os pacientes também podem sentir-se excessivamente sensível à luz - uma condição chamada fotofobia. As pálpebras podem cair. Em casos graves, os músculos dos olhos podem tornar-se totalmente paralisado.