geralmente ocorre durante o tratamento médico, na maioria das vezes durante a raios X ou tratamento para o câncer. Objetos do cotidiano , tais como microondas e telefones celulares também emitem pequenos níveis de radiação, mas estes níveis são tão baixos que você não deve esperar quaisquer efeitos adversos . Embora muito menos provável de ocorrer , os efeitos depois de radiação , como resultado de uma guerra nuclear são os mais graves. Efeito
da Radiação no Corpo
exposição à radiação altera ou quebra as ligações químicas que existem entre todos os átomos no corpo de uma mulher. Durante raios -x e radioterapia , os feixes de radiação são concentradas em uma determinada parte do corpo para matar ou alterar células . Se a radiação é suficiente para matar as células são alvo , a possível após efeitos são queimaduras, doença da radiação e os problemas com a visão. Se, no entanto , se altera de radiação ou se transforma a estrutura do DNA da célula, os efeitos são chamados estocástica, o que significa que a radiação pode causar danos aos ovários e óvulos de uma mulher, potencialmente ameaçando sua fertilidade.
Perigos da radiação
doses maciças de radiação ocorrem durante explosões nucleares . Vários estudos dos sobreviventes dos bombardeios nucleares 1.945 de Hiroshima e Nagasaki demonstraram que a ocorrência de leucemia e câncer de mama foram mais prevalentes quanto mais próximo os sobreviventes foram para o centro hipo- a das bombas . A quantidade de exposição à radiação determina a probabilidade de desenvolver esses tipos de câncer . No entanto, as doses são muito, muito menores em tratamento médico , então a chance de desenvolver câncer , nesse caso, é extremamente magro. Todos exposição à radiação tem um risco pequeno de efeitos estocásticos , embora eles não podem desenvolver para um longo período de tempo após a exposição . Se a exposição for inferior a 20 rad ( ou 0,2 cinzas ) , a detecção de efeitos diretos sobre a saúde por radiação é difícil. Em cerca de 200 rad ( 2 cinzas ) , os efeitos prejudiciais podem ser claramente distinguidos e em 300 rad ( 3 cinzas ) , esses efeitos podem se tornar fatais.
Radiação e Gravidez
Se uma mulher é exposta à radiação durante a gravidez , quer devido a raios- x ou outro tratamento radioativo , como fluoroscopia, é possível que o feto também serão expostos. No entanto , a dose que atinge o feto durante esses tipos de tratamentos é tão baixo (cerca de 5 rad ou 0,05 cinzas ) que qualquer dano seja improvável. Exposição teria que ser no mínimo de 20 rads (0,2 cinzas ) para ter qualquer efeito adverso.
Em casos de exposição à radiação maciça (como durante ataques nucleares ), as crianças não nascidas estão em alto risco de morte se a gravidez é de apenas algumas semanas junto , ou de defeitos congênitos, danos cerebrais e câncer mais tarde na vida se a gravidez é mais desenvolvido .
radiação e Saúde Sexual
Mulheres submetidas a terapias de radiação de certos tipos de câncer , como mama, colo do útero, dos ovários e do útero , são mais propensos a sofrer um efeito sobre os seus impulsos sexuais , devido à natureza de seu câncer e tratamento. Exposição de radiação directa com a pélvis podem provocar danos no sistema reprodutor feminino , o que pode causar sintomas de menopausa , dor e desinteresse sexual . No entanto, os efeitos psicológicos relacionados com o sofrimento desses tipos de câncer podem igualmente causar estes sintomas. Os perigos colocados pela radiação são ditadas principalmente pelo grau de exposição. Embora os efeitos diferem entre homens e mulheres , sua gravidade será semelhante a taxas semelhantes de exposição.