Em baixos níveis de exposição a terebintina , definidos pela Occupational Safety and Health Administration como 75 partes por milhão , as pessoas começam a sentir irritação no nariz e na garganta ao respirar . Concentrações mais elevadas, até 175 ppm , pode levar a mais graves efeitos colaterais respiratórios , incluindo falta de ar , tosse, dor de garganta grave, asfixia e dor no peito. Pessoas cronicamente expostos a baixos níveis de aguarrás no ar durante um período de pelo menos cinco anos podem ter um risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão . Se ingerido, pode causar a morte terebentina devido à insuficiência respiratória.
Visual
Irritação dos olhos se desenvolve em exposições de 175 ppm de vapores de terebentina . Se terebintina salpicos no olho , as pessoas podem desenvolver dor intensa , vermelhidão das membranas ( conjuntiva) que cercam o olho e espasmos anormal da pálpebra. Além disso, a terebintina pode causar erosão de córnea temporária, o que resulta em problemas visuais, como embaçamento ou distorção visual.
Dermatológica
Um respingo de terebintina para a pele causa irritação , vermelhidão e dor para desenvolver-se em torno da área afetada. A pele de uma pessoa exposta pode assumir uma coloração azulada . Além disso, terebintina pode causar queimaduras , onde ele entra em contato com a pele.
Digestivo
Se ingerido, terebintina provoca efeitos secundários graves em todo o sistema digestivo. A sensação de queimação pode desenvolver na garganta, seguida de náuseas e vómitos , possivelmente com sangue no vômito e dor abdominal. Diarréia , possivelmente de sangue, também pode ocorrer.
Excretores
pessoas com qualquer nível de exposição aguda ao produto químico pode experimentar sangue ou proteína na urina , bem como dolorosa micção. Podem ocorrer danos aos rins , o que pode levar à insuficiência renal , uma grave complicação de saúde .