O aparecimento inicial dos sintomas estricnina começa 15 a 30 minutos após a exposição, por vezes, começando com uma convulsão violenta , mas mais frequentemente do que se manifesta como uma sensação crescente de agitação e inquietação. O início de apreensão e aumento da resposta aos estímulos são o resultado de inibição bloqueio do impulso nervoso e um estado cada vez mais sensibilizados . Em algum momento, essa percepção intensificada começa a alternar com convulsões.
Convulsões
Porque estricnina aumenta a irritabilidade reflexa na medula espinhal , convulsões são muitas vezes marcada por uma dolorosa arqueamento das costas como o contrato poderosamente e fora de controle músculos. O que pode começar como simples cólicas logo transformar-se em convulsões poderosos e agonizantes que desaparecem momentaneamente , mas voltar com uma vingança com um toque ou som simples. Espasmos também pode afetar as pernas , face, mãos e até mesmo a boca, o que pode se tornar fixa em um sorriso hediondo.
Dor
Dependendo do nível de exposição , envenenamento por estricnina provoca dor extrema e dor em várias partes do corpo, devido a dores musculares intensas. Pode haver vários períodos de recuperação e relaxamento seguido por outra rodada de cólicas até que a vítima ou sucumbe aos efeitos do veneno ou se recupera do choque tóxico para o sistema . Embora alguns venenos podem levar a um fim rápido e relativamente pacífica , estricnina não é um deles. A dor intensa e manifestações exteriores físicos do corpo tentando lidar com a substância não são fáceis de assistir.
Respirar
Morte por envenenamento por estricnina não é incomum. A causa oficial é asfixia , devido à insuficiência respiratória. Falha resulta respiratórias de músculos que são esgotadas pelas convulsões e não é capaz de mover os pulmões , conforme necessário . Pupilas dilatadas e uma palidez azul à pele são sinais de que a morte está próxima . As pessoas que sobrevivem aos efeitos tóxicos imediatos da exposição estricnina muitas vezes não sofrer efeitos de saúde a longo prazo. A longo prazo, baixa exposição pode levar a danos cerebrais e insuficiência renal.