casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | PMS
Como você pode prevenir a pré-eclâmpsia?
A pré-eclâmpsia é um distúrbio específico da gravidez sem medidas preventivas comprovadas. No entanto, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia:
1.
Cuidados pré-natais adequados :Visitas regulares a um profissional de saúde durante a gravidez são cruciais. Os cuidados pré-natais permitem a detecção precoce e o tratamento de quaisquer condições de saúde subjacentes que possam aumentar o risco de pré-eclâmpsia.
2.
Estilo de vida saudável :Manter um estilo de vida saudável é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê. Envolve uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos integrais, prática de atividade física regular conforme orientação do médico e manutenção de um peso saudável.
3.
Gerenciamento de peso :O ganho excessivo de peso durante a gravidez é um fator de risco para pré-eclâmpsia. Buscar um ganho de peso saudável dentro da faixa recomendada pode ajudar a reduzir o risco.
4.
Suplementação de cálcio e vitamina D :Alguns estudos sugeriram que a ingestão suficiente de cálcio e vitamina D pode estar associada a um risco reduzido de pré-eclâmpsia. No entanto, consulte um médico antes de tomar suplementos.
5.
Gerenciamento de doenças crônicas :Mulheres com doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes, doença renal ou doenças autoimunes, devem trabalhar em estreita colaboração com a sua equipa de saúde para gerir estas condições antes e durante a gravidez.
6.
Terapia com aspirina em baixas doses :Em certos casos, os profissionais de saúde podem recomendar terapia com aspirina em baixas doses para mulheres com alto risco de pré-eclâmpsia. Isto só deve ser tomado sob supervisão médica.
É importante observar que nem todos os casos de pré-eclâmpsia são evitáveis. No entanto, seguindo estes passos, as mulheres podem reduzir potencialmente o risco de desenvolver esta condição e garantir uma gravidez saudável.