medicamentos anti- inflamatórios não esteróides , como meloxicam representar um risco para complicações cardiovasculares potencialmente fatais , alerta a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Estes incluem a formação de coágulos sanguíneos , acidente vascular cerebral , ataque cardíaco e o aparecimento de doenças cardíacas . O risco de ter um problema cardiovascular grave aumenta com o uso a longo prazo de meloxicam ou de tomar a droga em doses elevadas . Devido a isso, o seu médico é provável que só prescrevem a droga , enquanto os sintomas persistirem; meloxicam é raramente usado para prevenir a dor de voltar
Hipertensão
Some. pacientes desenvolvem hipertensão ou pressão arterial elevada , tendo meloxicam, adverte a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Além disso , o uso de meloxicam , muitas vezes faz com que medicamentos diuréticos usados para tratar a pressão arterial elevada como a furosemida menos eficaz , resultando em níveis de pressão arterial em pacientes com a doença. Se não for tratada , a hipertensão tem o potencial de causar sérias complicações de saúde , incluindo danos aos seus vasos sanguíneos , diminuição da função renal, aneurisma e perda de memória , relata a Clínica Mayo. Devido a estes riscos , o médico deverá verificar os seus níveis de pressão arterial regularmente durante todo o seu tratamento com meloxicam , independentemente de você ter um histórico de hipertensão ou não.
Gastrointestinal
Meloxicam representa um risco para a irritação gastrointestinal grave , que pode resultar na formação de úlceras no estômago ou intestinos , hemorragia intestinal súbita ou uma perfuração ou um buraco em seus intestinos . Esses efeitos ocorrem em 1 por cento dos pacientes que tomam o meloxicam por três a seis meses e em 2 a 4 por cento dos pacientes que tomam a droga por mais de um ano, relata a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .
renal
uso a longo prazo de meloxicam tem o potencial de causar efeitos adversos sobre os rins , relata a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Possíveis complicações incluem a produção de urina diminuiu e insuficiência renal. Os doentes em maior risco para o desenvolvimento de efeitos colaterais renais de meloxicam são aqueles com história de doença renal ou disfunção hepática ou doença cardíaca, ou pacientes que tomam medicamentos para a hipertensão. Na maioria dos casos , a disfunção renal retorna ao normal com a descontinuação da droga .
Anafilaxia
Raramente , os pacientes desenvolvem reações anafiláticas devido a uma hipersensibilidade aos ingredientes de meloxicam . Sinais desta alergia potencialmente fatais incluem ansiedade, dificuldade em respirar , dor no peito , tonturas , urticária, espirros, coriza , vermelhidão da pele ou palpitações cardíacas . Paciente com asma ou uma história de reações alérgicas a medicamentos anti- inflamatórios não esteróides estão em maior risco para estas reações , explica a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .
Dermatológica
Embora raro , o meloxicam tem o potencial de causar reações cutâneas graves em alguns pacientes , incluindo dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens- Johnson ( SSJ) e necrólise epidérmica tóxica , adverte a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA . Como essas condições são, por vezes fatal , pare de tomar meloxicam e procure um médico se desenvolver qualquer tipo de erupção .