O sistema nervoso sensorial protege o corpo , evitando situações ou ambientes perigosos ou nocivos. Se uma pessoa faz algo prejudicial, dor diz para ele parar antes que o dano é muito grande. Se alguma coisa está muito quente ou frio, a pessoa evita -lo, para evitar mais danos ao corpo.
Função
As células nervosas têm evoluído para transportar informações na forma de impulsos elétricos . O fim do nervo sensorial reage a estímulos ( calor, frio , pressão, compressão, etc ) , disparando um impulso elétrico que viaja para outros nervos . Uma cadeia de nervos carrega a informação para o sistema nervoso central ( coluna vertebral ou o cérebro ),
Tipos
Existem dois tipos de nervos sensoriais . : aqueles que enviam mensagens apenas para a coluna vertebral e os que envie mensagens para o cérebro ( possivelmente indo através da coluna ) . Os nervos que se comunicam com a coluna são apenas reflexos dos nervos; estes causam uma pessoa para puxar os dedos longe de objetos quentes. Essa ação não exige que o cérebro , e isso precisa ser feito imediatamente. Os nervos que enviam informações para o cérebro carregar as informações necessárias para uma ação mais deliberada.
Características
nervos sensoriais são algumas das células mais longas no corpo. O nervo sensorial que se estende desde o dedo grande do pé para a base da coluna vertebral é a célula mais longo do corpo . Mesmo dentro da coluna vertebral , os nervos sensoriais, tendem a ser mais longos do que outros nervos . A razão para isso é a velocidade : é preciso tempo para transferir informações entre as células. Os menos células na cadeia , mais rápido a informação viaja . A dor é importante e sensível ao tempo.
Equívocos
O equívoco fundamental sobre a dor é que é uma coisa ruim. Dor nos impede de ferir -nos de muitas maneiras diferentes . Sensores de dor nos braços e pernas dizer quando um membro é estendida muito longe ou tem rodado muito longe , evitando assim um prejuízo de overextension . Dor nas pernas e no peito indicam que uma pessoa foi executada muito longe, para evitar que ele ou ela de cair morto de esforço excessivo.