Medicamentos usados para tratar esta condição incluem anticonvulsivantes e relaxantes musculares. O objetivo principal é controlar a dor . A Universidade do Departamento de nomes de Cirurgia Neurológica do anticonvulsivante carbamazepina como o tratamento mais eficaz de Pittsburgh. A Clínica Mayo observa que uma combinação de anticonvulsivantes e relaxantes musculares pode proporcionar alívio ideal.
Cirurgia
intervenção cirúrgica visa remover ou danificar a parte do nervo trigêmeo causando dor. Por causa de dormência facial e outros efeitos colaterais , o paciente deve ser submetido a uma ressonância magnética para descartar outras causas da doença antes de recorrer a qualquer um dos métodos descritos a seguir. Os procedimentos incluem a injeção de substâncias para bloquear a dor do nervo , a aplicação de correntes elétricas para destruir nervos danificados , craniotomia e descompressão microvascular . O tipo de procedimento escolhido vai depender da idade do paciente , se ele ou ela tem esclerose múltipla ou problemas de audição e história do tratamento do paciente.
Radiação
radiocirurgia Sterotactic envolve radiação que visa a raiz do nervo trigêmeo. Este procedimento rápido não requer anestesia . A Clínica Mayo , no entanto, observa que este método pode não trazer alívio da dor por até três meses em alguns casos.