casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Osteoporose
Mieloma múltiplo e osteoporose:qual é a ligação?
Mieloma múltiplo O mieloma múltiplo é um câncer que começa nas células plasmáticas. As células plasmáticas são um tipo de glóbulo branco que ajuda a combater infecções. No mieloma múltiplo, as células plasmáticas tornam-se cancerosas e crescem descontroladamente. Isso pode levar a vários problemas, incluindo:
* Danos ósseos
* Anemia
* Danos nos rins
*Sistema imunológico enfraquecido
Osteoporose A osteoporose é uma doença óssea que faz com que os ossos fiquem fracos e quebradiços. É a doença óssea mais comum nos Estados Unidos, afetando cerca de 10 milhões de pessoas. A osteoporose é mais comum em mulheres do que em homens e aumenta com a idade.
Ligação entre mieloma múltiplo e osteoporose O mieloma múltiplo e a osteoporose estão ligados porque ambas as doenças podem afetar os ossos. O mieloma múltiplo pode causar danos ósseos por:
*Produção de proteínas que quebram o tecido ósseo
* Interferindo na capacidade do corpo de absorver cálcio e vitamina D, que são essenciais para a saúde óssea
* Causando uma superprodução do hormônio da paratireóide, o que pode levar à perda óssea
A osteoporose também pode piorar os sintomas do mieloma múltiplo. Por exemplo, a osteoporose pode tornar os ossos mais suscetíveis a fraturas, o que pode ser um problema grave para pessoas com mieloma múltiplo.
Prevenir e tratar mieloma múltiplo e osteoporose Existem algumas coisas que as pessoas com mieloma múltiplo podem fazer para prevenir e tratar a osteoporose, incluindo:
* Tomar medicamentos para retardar a perda óssea
* Praticar exercícios regularmente
* Comer uma dieta saudável que inclua bastante cálcio e vitamina D
* Evitar o fumo do tabaco e o consumo excessivo de álcool
Se você tem mieloma múltiplo, é importante conversar com seu médico sobre o risco de osteoporose e o que você pode fazer para proteger seus ossos.