aproximadamente 5,3 para 7,8 por cento dos usuários de Boniva reportar indigestão, um aumento nos níveis de pressão arterial e dor abdominal , tornando estes os efeitos colaterais mais comuns do medicamento. Náusea , diarréia e dor nas articulações também são comuns , ocorrendo em pelo menos 3,5 por cento dos usuários . Mais de 3 por cento das mulheres que tomam experiência ibandronato de ácido dor nas costas, dor de cabeça e inflamação da garganta.
Outros efeitos colaterais
ácido Ibandronic também tem o potencial de causar uma série de outros efeitos colaterais incômodos ou irritantes , mas não perigosos. Por exemplo, algumas mulheres relataram sintomas gastrointestinais adicionais de prisão de ventre , enquanto outros , a tontura , erupção cutânea e sintomas de gripe . Algumas mulheres experimentam os efeitos colaterais da droga osteomusculares , como dores musculares e cólicas e dor nas extremidades . Boniva também aumenta a incidência de algumas infecções , como infecções bronquite e do trato urinário .
Interações Medicamentosas
Existem alguns medicamentos que produzem efeitos colaterais indesejados quando usado em conjunto com o ácido ibandrónico . Os suplementos de cálcio são comumente tomado por mulheres na pós-menopausa para ajudar a prevenir a osteoporose , no entanto, você deve interromper o uso de tais suplementos , tendo Boniva como cálcio , muitas vezes diminui a eficácia da droga . Medicamentos anti- inflamatórios não esteróides , como aspirina e Tylenol deve ser usado com moderação , tendo o ácido ibandrónico para evitar um aumento dos efeitos colaterais gastrointestinais .
Riscos
além de menores efeitos colaterais e risco de interações , o ácido ibandrónico tem o potencial de causar sérias complicações médicas . Entre estes é o perigo de graves efeitos secundários gastrointestinais , incluindo dificuldade em engolir , úlceras do estômago , e a inflamação do esófago . Em casos raros , o ácido ibandrónico provoca osteoartrite em algumas articulações , levando a danos e dor nas articulações. Com o tempo, Boniva também pode contribuir para a osteonecrose na mandíbula , uma condição séria que leva à morte e colapso do osso da mandíbula .
Considerações
Médicos costuma fazer não prescreve Boniva para pessoas submetidas a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia ou tomando corticosteróides , pois há um risco maior para o desenvolvimento de osteonecrose em tais pacientes. Os médicos também limitar o uso de ácido ibandrónico em pacientes que tenham insuficiência renal , porque, sem urinar adequada , os níveis de Boniva podem acumular-se no corpo e tornar-se tóxico. Para diminuir o risco de desenvolver problemas gastrointestinais graves , você deve engolir comprimidos Boniva inteiros sem mastigar ou chupar .