durante um teste de BMD , um dispositivo especial chamado de absorciometria de dupla energia central de raios-X (DXA) máquina mede o conteúdo mineral ósseo do quadril e coluna vertebral , que são suscetíveis à osteoporose, de acordo com a National Osteoporosis Foundation .
T -Score
médicos costumam relatar os resultados de um BMD com uma leitura chamado de T-score , que compara a sua densidade óssea com a de um adulto jovem saudável hipotético do mesmo sexo , de acordo com a Clínica Mayo. A T -score mede sua semelhança com esse valor médio em unidades chamadas desvios padrão (EDS) .
T- Score
Resultados
Se o seu rendimento resultados dos testes um T-score acima de -1 SD , você tem densidade óssea normal, relata a Clínica Mayo. Os resultados entre -1 e -2,5 SDs indique abaixo densidade média que pode levar à osteoporose , enquanto que resultados abaixo -2.5 SD indicam osteoporose ativo.
Z -Score
Seu médico também pode utilizar um escore- Z , que compara a sua saúde óssea para outras pessoas da mesma idade , etnia , peso e sexo , observa a Clínica Mayo.
Z- score resultados
A Clínica Mayo observa que um Z -score menor que -1,5 SD pode indicar causas incomuns para a perda óssea.