casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | OCD

Existe uma ligação entre TOC e epilepsia?

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e epilepsia são duas condições neurológicas que às vezes podem ocorrer juntas. Embora a ligação exata entre as duas condições não seja totalmente compreendida, existem algumas explicações possíveis:

* Fatores genéticos compartilhados: Alguns estudos sugeriram que pode haver uma ligação genética entre o TOC e a epilepsia. Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas com TOC eram mais propensas a ter histórico familiar de epilepsia do que pessoas sem TOC.
* Anormalidades neurológicas: O TOC e a epilepsia estão associados a anormalidades na estrutura e função do cérebro. Por exemplo, pessoas com TOC geralmente apresentam atividade aumentada no córtex orbitofrontal, uma região do cérebro envolvida na tomada de decisões e no controle de impulsos. Pessoas com epilepsia geralmente apresentam atividade elétrica anormal no cérebro, o que pode causar convulsões.
* Efeitos colaterais de medicamentos: Alguns dos medicamentos usados ​​para tratar o TOC também podem causar convulsões como efeito colateral. Por exemplo, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), um tipo comum de antidepressivo usado para tratar o TOC, podem diminuir o limiar convulsivo, aumentando a probabilidade de uma pessoa ter uma convulsão.

É importante observar que nem todas as pessoas com TOC desenvolverão epilepsia e nem todas as pessoas com epilepsia desenvolverão TOC. No entanto, se tiver alguma destas condições, é importante estar ciente da potencial ligação entre as duas e discutir isso com o seu médico.