casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | OCD
Por que a secção do corpo caloso é usada para tratar alguns casos de epilepsia?
Calosotomia do corpo: A secção do corpo caloso, também conhecida como corpo calosotomia, é um procedimento cirúrgico que envolve a separação parcial ou completa dos dois hemisférios do cérebro, cortando a espessa faixa de fibras nervosas (corpo caloso) que os conecta. Este procedimento é por vezes utilizado como tratamento para casos graves de epilepsia que não responderam a outras formas de tratamento.
Como funciona? A epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado por convulsões recorrentes, que são breves episódios de atividade elétrica anormal no cérebro. Em alguns casos, as convulsões podem originar-se num hemisfério do cérebro e depois espalhar-se para o outro hemisfério através do corpo caloso, causando convulsões mais generalizadas e graves. Ao cortar o corpo caloso, a propagação da atividade convulsiva entre os hemisférios pode ser evitada ou reduzida, controlando ou eliminando assim as convulsões.
A calosotomia do corpo pode ser particularmente eficaz no tratamento de certos tipos de epilepsia, incluindo:
*
Epilepsia intratável: Epilepsia que não respondeu a outros tratamentos, como medicamentos, estimulação do nervo vago ou estimulação cerebral profunda.
*
Epilepsia bifrontal: Epilepsia que se origina em ambos os lobos frontais do cérebro.
*
Epilepsia generalizada: Epilepsia que envolve atividade convulsiva generalizada em todo o cérebro.
Riscos e benefícios: A calosotomia do corpo é um procedimento cirúrgico importante e, como qualquer cirurgia, apresenta alguns riscos e complicações potenciais, como:
*
Síndrome de desconexão: Isso pode ocorrer quando o corpo caloso é completamente rompido, resultando em dificuldades de comunicação inter-hemisférica e coordenação entre os dois hemisférios. Isso pode se manifestar como problemas com:
* Fala e linguagem
*Coordenação motora
* Percepção visuo-espacial
* Memória
* Resolução de problemas
*
Sangramento ou infecção: Como em qualquer cirurgia, existe risco de sangramento ou infecção no local da cirurgia.
*
Recorrência de convulsões: A calosotomia do corpo pode não eliminar completamente as convulsões em todos os indivíduos, e alguns ainda podem apresentar convulsões ocasionais após o procedimento.
No entanto, os benefícios potenciais da calosotomia do corpo na redução ou controle das convulsões podem ser significativos, particularmente para indivíduos com epilepsia grave que não respondeu a outros tratamentos. A decisão de se submeter a este procedimento é tomada criteriosamente por uma equipe de profissionais médicos, levando em consideração a condição específica do indivíduo e os potenciais riscos e benefícios.