casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | OCD

Occipício Anterior O que há para saber

A posição occipital anterior (OA) é uma posição da cabeça fetal em que o occipital (parte de trás da cabeça do bebê) está voltado para a parte anterior (frente) da mãe. Esta é a posição mais comum da cabeça fetal durante o trabalho de parto e nascimento, ocorrendo em cerca de 95% dos nascimentos.

Como o bebê entra na posição OA?

A cabeça do bebê geralmente está na posição OA quando o trabalho de parto começa. No entanto, existem algumas coisas que podem fazer com que o bebê mude para uma posição diferente, como:

* Um bebê grande
* Uma pequena pélvis
*Um parto vaginal anterior
* Uma gravidez múltipla
* Uma apresentação pélvica

Quais são as vantagens da posição de CCA?

A posição OA é a posição ideal para o trabalho de parto e parto porque permite que a cabeça do bebê passe mais facilmente pela pélvis da mãe. Isso pode ajudar a reduzir o risco de complicações, como:

* Trabalho de parto prolongado
* Episiotomia
* Parto cesáreo
* Sofrimento fetal

E se o bebê não estiver na posição OA?

Se o bebê não estiver na posição OA, o médico pode tentar virar manualmente a cabeça do bebê. Isso é chamado de versão cefálica. Uma versão cefálica geralmente é feita durante os primeiros estágios do trabalho de parto. Se a versão cefálica for bem-sucedida, o bebê estará em posição OA para o parto.

E se o bebê não puder ser colocado na posição OA?

Se o bebê não puder ser colocado na posição OA, o médico poderá recomendar uma cesariana. O parto cesáreo é um procedimento cirúrgico em que o bebê nasce através de uma incisão no abdômen da mãe.