casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | OCD
Lobo Occipital:O que saber
O que é o lobo occipital? O lobo occipital é um dos quatro lobos principais do cérebro humano. Está localizado na parte posterior da cabeça, abaixo do osso parietal. O lobo occipital é responsável pelo processamento de informações visuais, incluindo cor, forma e movimento.
Estrutura do lobo occipital O lobo occipital pode ser dividido em seis regiões:
* O córtex visual primário está localizado na parte posterior do lobo. É responsável por receber e processar informações visuais dos olhos.
* O córtex visual secundário circunda o córtex visual primário e é responsável pelo processamento de imagens visuais mais complexas, como rostos e objetos.
* O fluxo dorsal é uma via de conexões neurais entre o córtex visual primário e o córtex parietal que está envolvido na navegação espacial e nos movimentos corporais.
* O fluxo ventral é um caminho de conexões neurais entre o córtex visual primário e o córtex temporal que está envolvido no reconhecimento de objetos e na imagem.
* O mapa retinotópico é uma representação do mundo visual que está organizado no córtex visual primário. Ele permite que o cérebro mapeie a localização de objetos no mundo em neurônios específicos do córtex.
* O nervo óptico conecta o olho ao lobo occipital e é responsável pela transmissão de informações visuais ao cérebro.
Funções do lobo occipital A principal função do lobo occipital é processar informações visuais. Isso inclui processar o seguinte:
* Cor:O lobo occipital é responsável por detectar e distinguir entre diferentes cores.
* Forma:O lobo occipital é responsável por reconhecer formas.
* Movimento:O lobo occipital é responsável pelo processamento de objetos em movimento.
* Distância:O lobo occipital nos ajuda a avaliar a distância dos objetos em relação a nós.
* Percepção de profundidade:O lobo occipital nos ajuda a ver o mundo em três dimensões.
* Reconhecimento facial:O lobo occipital está envolvido no reconhecimento de rostos.
O lobo occipital também desempenha um papel em outras funções cognitivas, como atenção, memória e linguagem.
Lesões do lobo occipital Lesões no lobo occipital podem ocorrer como resultado de trauma (como um acidente de carro), acidente vascular cerebral ou distúrbios cerebrais degenerativos (como a doença de Alzheimer). Os sintomas de uma lesão no lobo occipital podem incluir:
* Perda de visão:Uma lesão no lobo occipital pode levar à perda completa da visão ou à perda parcial da visão em um ou ambos os olhos.
* Defeitos no campo visual:Uma lesão no lobo occipital também pode causar defeitos no campo visual, que são áreas ausentes do campo visual.
* Hemianopia:A hemianopia é um defeito no campo visual que afeta metade do campo visual.
* Visão cega:Visão cega é uma condição em que uma pessoa fica cega para um objeto, mas ainda é capaz de percebê-lo de alguma forma.
Lesões no lobo occipital podem ter um impacto profundo na vida de uma pessoa, pois podem afetar sua capacidade de realizar tarefas básicas como ler, escrever e dirigir. O tratamento para lesões do lobo occipital geralmente envolve reabilitação para ajudar a pessoa a recuperar o máximo de função possível.