Faça uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra . Só um profissional de saúde mental qualificado pode avaliar adequadamente os sintomas de alguém para diagnosticar definitivamente TOC.
2
Reconhecer verdadeiros pensamentos obsessivos. Todo mundo tem o potencial de obcecar sobre algo de vez em quando . No entanto, esses pensamentos tornam-se clinicamente neurótica quando eles são repetitivos durante um longo período de tempo, não são desejadas e produzir uma grande quantidade de ansiedade em que a pessoa que está pensando deles.
3
Procure física comportamentos que são realizadas com o objectivo de aliviar a ansiedade produzidos pelas obsessões . Por exemplo, uma pessoa com TOC pode ter o pensamento recorrente de desastre que se abate sobre um ente querido. Essa pessoa pode sentir que ele pode proteger sua amada tocando na porta da geladeira quatro vezes cada vez que este pensamento vem à tona. Este comportamento é uma compulsão e é um sintoma característico da OCD .
4
Dê uma olhada em quanto tempo gasto em compulsões cada dia. Se uma hora ou mais de tempo de uma pessoa é gasto realizando compulsões em um determinado dia , este é um forte indicador de TOC.
5
Descubra se a pessoa percebe que suas obsessões e compulsões são irracionais . Quase todas as pessoas que sofrem de TOC sabe que essas coisas são um produto de sua própria mente e não têm qualquer relação com a realidade. No entanto , eles não se sentem capazes de parar as obsessões e compulsões por conta própria.