casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | obesidade
Um médico pode se recusar a tratar um paciente porque ele é obeso?
A resposta a esta pergunta depende das circunstâncias específicas e das leis da jurisdição em que o médico exerce a profissão. Em geral, os médicos têm o dever de prestar cuidados médicos aos pacientes, independentemente das suas características pessoais, incluindo o peso. No entanto, pode haver algumas exceções a esta regra.
Por exemplo, nos Estados Unidos, a Lei dos Americanos com Deficiência (ADA) proíbe a discriminação contra pessoas com deficiência, incluindo a obesidade. Isto significa que os médicos não podem recusar-se a tratar um paciente simplesmente porque este é obeso. No entanto, os médicos podem recusar o tratamento se puderem demonstrar que a obesidade do paciente representa um risco de segurança para o médico ou outros membros da equipe.
Além disso, alguns estados possuem leis que protegem especificamente os direitos dos pacientes obesos. Por exemplo, no estado da Califórnia, a Obesity Action Coalition fez lobby com sucesso por uma legislação que proíbe os médicos de se recusarem a tratar pacientes devido ao seu peso.
Se você é um paciente obeso e seu tratamento médico foi recusado, você pode entrar em contato com um advogado para discutir seus direitos.