casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | obesidade
Quão preciso é o índice de massa corporal?
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida da gordura corporal baseada na altura e no peso. É calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros. O IMC é uma forma simples e barata de rastrear a obesidade, mas nem sempre é uma medida precisa da gordura corporal.
O IMC pode superestimar a gordura corporal em pessoas muito musculosas, como atletas. Isso ocorre porque o músculo pesa mais que a gordura. O IMC também pode subestimar a gordura corporal em pessoas muito baixas ou muito altas.
Além disso, o IMC não leva em consideração a distribuição da gordura corporal. Pessoas que carregam o peso na cintura correm maior risco de problemas de saúde do que pessoas que carregam o peso nos quadris e coxas.
Apesar das suas limitações, o IMC é uma ferramenta útil para o rastreio da obesidade. É uma boa ideia conversar com seu médico sobre seu IMC e se ele é ou não uma boa medida de sua gordura corporal.
Aqui estão alguns dos fatores que podem afetar a precisão do IMC:
*
Idade: O IMC tende a ser menos preciso em idosos, pois eles tendem a perder massa muscular e ganhar gordura.
*
Sexo: O IMC tende a ser menos preciso nas mulheres do que nos homens, pois as mulheres tendem a ter mais gordura corporal do que os homens.
*
Corrida: O IMC tende a ser menos preciso em certos grupos étnicos, como afro-americanos e asiáticos.
*
Composição corporal: O IMC não leva em consideração a distribuição da gordura corporal, o que pode afetar a precisão da medição.
Se você está preocupado com seu peso, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a determinar se o IMC é uma boa medida da gordura corporal e recomendar maneiras de perder peso, se necessário.