casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | obesidade
Quais são as vantagens e desvantagens da obesidade infantil?
Não há vantagens na obesidade infantil. A obesidade em crianças é um problema médico sério que pode levar a vários problemas de saúde, incluindo:
Doenças cardiovasculares :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, derrame e hipertensão quando adultas.
Diabetes tipo 2 :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 quando adultas.
Síndrome metabólica :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver síndrome metabólica, uma condição que inclui pressão alta, açúcar elevado no sangue e colesterol alto.
Apneia do sono :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver apnéia do sono, uma condição na qual a respiração para e recomeça repetidamente durante o sono.
Asma :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver asma.
Problemas articulares :Crianças obesas têm maior probabilidade de desenvolver problemas nas articulações, como osteoartrite.
Problemas psicológicos :Crianças obesas têm maior probabilidade de sofrer de depressão, ansiedade e baixa autoestima.
Problemas sociais :Crianças obesas podem sofrer bullying ou provocações, o que pode levar ao isolamento social.
Além dos problemas de saúde que pode causar, a obesidade infantil também pode ter um impacto negativo no desempenho acadêmico e no desenvolvimento social da criança. As crianças obesas são mais propensas a ter dificuldade em prestar atenção nas aulas e em aprender novos materiais, e também são mais propensas a faltar à escola devido a doenças. As crianças obesas também podem ter menos probabilidade de participar em atividades extracurriculares e de fazer amigos, o que pode levar ao isolamento social.
Não existe uma solução única para a obesidade infantil, mas há uma série de coisas que os pais podem fazer para ajudar os seus filhos a manter um peso saudável, incluindo:
Incentivo à alimentação saudável :Os pais devem certificar-se de que seus filhos tenham uma dieta saudável que inclua muitas frutas, vegetais e grãos integrais.
Limitação de alimentos e bebidas não saudáveis :Os pais devem limitar a ingestão de alimentos e bebidas não saudáveis, como bebidas açucaradas, alimentos processados e fast food.
Incentivo à atividade física :Os pais devem incentivar os seus filhos a praticarem atividade física regular, dando um bom exemplo, proporcionando oportunidades para a atividade física e fazendo da atividade física uma atividade familiar.
Conversando com seu filho :Os pais devem conversar com os filhos sobre a obesidade e os problemas de saúde que ela pode causar. Eles também devem conversar com os filhos sobre seus sentimentos e preocupações em relação ao peso.
Se você está preocupado com o peso do seu filho, converse com o médico do seu filho.