casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | obesidade

O treino impedirá que você cresça mais alto durante a puberdade?

Não há nenhuma evidência que apoie a ideia que malhar pode impedir você de crescer mais alto durante a puberdade. Na verdade, alguns estudos mostraram que os exercícios podem realmente ajudar crianças e adolescentes a atingirem seu potencial máximo de altura.

Aqui estão alguns motivos pelos quais é improvável que malhar prejudique seu crescimento:

- O exercício não danifica as placas de crescimento. As placas de crescimento estão localizadas nas extremidades dos ossos longos e são responsáveis ​​pelo crescimento ósseo. Embora seja verdade que exercícios extenuantes possam causar estresse nas placas de crescimento, não há evidências de que esse estresse possa danificá-las ou retardar o crescimento.
- O exercício realmente promove o crescimento. O exercício pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio do crescimento humano (HGH), responsável pelo crescimento ósseo. Além disso, os exercícios podem ajudar a melhorar a circulação, o que pode ajudar a fornecer nutrientes às placas de crescimento.
- Estudos demonstraram que o exercício não prejudica o crescimento. Vários estudos analisaram a relação entre exercício e crescimento em crianças e adolescentes. Esses estudos demonstraram consistentemente que o exercício não tem um impacto negativo no crescimento. Na verdade, alguns estudos demonstraram que os exercícios podem ajudar crianças e adolescentes a atingirem seu potencial máximo de altura.

Se você está preocupado com seu crescimento, converse com seu médico. Seu médico pode ajudá-lo a avaliar se seu crescimento é normal e fornecer orientações sobre como maximizar seu potencial de crescimento.

Não deixe que o medo de retardar seu crescimento o impeça de se exercitar. O exercício é uma parte importante de um estilo de vida saudável e pode proporcionar inúmeros benefícios para crianças e adolescentes, incluindo melhoria da saúde óssea, aumento da massa muscular e melhor saúde cardiovascular.