casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | obesidade
Por que a altura é elevada ao quadrado do IMC?
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida da gordura corporal baseada na altura e no peso. É calculado dividindo o peso de uma pessoa em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros. A razão pela qual a altura é elevada ao quadrado na fórmula do IMC é porque ela leva em consideração o fato de que pessoas mais altas tendem a ter mais massa muscular do que pessoas mais baixas, e o músculo pesa mais que a gordura. Isso significa que pessoas mais altas podem pesar mais sem ter sobrepeso ou obesidade. Ao elevar ao quadrado a altura na fórmula do IMC, dá-se mais peso à altura no cálculo, o que ajuda a garantir que o IMC seja uma medida mais precisa da gordura corporal para pessoas de todas as alturas.
Por exemplo, uma pessoa que tem 1,83 metros de altura e pesa 81,6 quilogramas tem um IMC de 23,9. Este é considerado um peso normal para esta pessoa. No entanto, se essa pessoa tivesse apenas 1,52 metros de altura, seu IMC seria 31,1, o que é considerado obeso. Isso ocorre porque a pessoa mais baixa tem menos massa muscular do que a pessoa mais alta, então é mais provável que seu peso seja devido à gordura.
A quadratura da altura na fórmula do IMC também ajuda a tornar o IMC uma medida mais consistente da gordura corporal para pessoas de diferentes formatos corporais. Por exemplo, uma pessoa muito musculosa pode ter um IMC elevado, mesmo que não esteja com sobrepeso ou obesidade. Isso ocorre porque o músculo pesa mais que a gordura. Ao elevar ao quadrado a altura na fórmula do IMC, ajuda a nivelar o campo de jogo para pessoas com diferentes formatos corporais e garante que o IMC seja uma medida mais precisa da gordura corporal para todos.