casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | obesidade

Pessoas que comem grandes quantidades de gordura podem ter doenças cardíacas?

Embora seja verdade que comer grandes quantidades de gordura pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, há algumas coisas a considerar.

Nem todas as gorduras são criadas iguais. As gorduras saturadas, encontradas na carne vermelha, aves com pele, laticínios integrais e óleos tropicais, podem aumentar os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas. As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, por outro lado, podem realmente reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde do coração. Essas gorduras são encontradas no azeite, abacate, nozes e sementes.

A quantidade de gordura que você ingere também é importante. Comer uma quantidade moderada de gorduras saudáveis ​​não é prejudicial e pode até ser benéfico para a saúde. No entanto, comer muita gordura, seja ela saturada ou insaturada, pode aumentar o risco de ganho de peso e obesidade, que também são fatores de risco para doenças cardíacas.

É importante considerar outros fatores que podem contribuir para o risco de doenças cardíacas. Além de seguir uma dieta rica em gordura saturada, outros fatores de risco para doenças cardíacas incluem tabagismo, hipertensão, colesterol alto e sedentarismo. Se você tiver algum desses fatores de risco, é importante conversar com seu médico sobre como reduzir o risco de doenças cardíacas.