casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | obesidade

A gordura está de volta?

A má reputação de Fat começou a diminuir. Na década de 1980, a gordura na dieta era o inimigo público número um. A gordura saturada, em particular, foi apontada como causa de doenças cardíacas e obesidade. Como resultado, as pessoas reduziram drasticamente a ingestão de gordura e proliferaram alimentos com baixo teor de gordura e sem gordura.

Mas as pesquisas mais recentes sugerem que a gordura na dieta não é tão prejudicial quanto pensávamos. Na verdade, alguns tipos de gordura, como gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega-3, podem ser bons para você.

A gordura saturada ainda não é considerada saudável, mas não é mais a vilã que antes era considerada. A American Heart Association recomenda agora que as pessoas limitem a ingestão de gordura saturada a não mais do que 10% do total de calorias.

Então, a gordura está voltando? Sim e não. Embora alguns tipos de gordura ainda sejam considerados prejudiciais à saúde, outros são agora conhecidos por serem benéficos. A chave é comer os tipos certos de gordura com moderação.

Tipos de gordura:
- Gordura saturada: Encontrado em produtos de origem animal, como carnes, aves e laticínios, bem como em alguns óleos vegetais, como óleo de coco e óleo de palma.
- Gordura monoinsaturada: Encontrado em azeite, abacate, nozes e sementes.
- Gordura poliinsaturada: Encontrado em peixes, óleos vegetais e nozes.
- Gordura trans: Encontrado em alimentos processados, como margarina, biscoitos e biscoitos.

Conclusão:
A gordura dietética não é inerentemente boa ou ruim. É tudo uma questão de tipo de gordura e da quantidade que você ingere. Escolha gorduras insaturadas em vez de gorduras saturadas e limite a ingestão de gorduras trans. Coma gordura com moderação e aproveite-a como parte de uma dieta saudável.