casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | obesidade
Obesidade e DMRI:existe uma ligação?
Obesidade e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de perda grave de visão em adultos mais velhos. Danifica a mácula, uma pequena área no centro da retina que é responsável pela visão central nítida. A AMD pode causar pontos cegos, visão embaçada e dificuldade de ver detalhes finos.
A obesidade é um fator de risco para DMRI. Isto significa que as pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver DMRI do que as pessoas que não são obesas. A ligação entre obesidade e DMRI não é totalmente compreendida, mas existem várias explicações possíveis.
Inflamação A obesidade está associada à inflamação crônica, que é um fator de risco para DMRI. A inflamação pode danificar as células da mácula, causando DMRI.
Estresse oxidativo A obesidade também pode aumentar o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do organismo de neutralizá-los. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar células e DNA. O estresse oxidativo é um fator de risco para DMRI.
Adipocinas As adipocinas são hormônios produzidos pelas células de gordura. Algumas adipocinas foram associadas à DMRI. Por exemplo, a leptina é uma adipocina associada ao aumento da inflamação e do estresse oxidativo. Os níveis de leptina são mais elevados em pessoas obesas.
Diabetes A obesidade é um fator de risco para diabetes tipo 2, que é outro fator de risco para DMRI. O diabetes pode danificar os vasos sanguíneos da retina, causando DMRI.
Perda de peso Perder peso pode ajudar a reduzir o risco de DMRI. Isso ocorre porque a perda de peso pode ajudar a reduzir a inflamação, o estresse oxidativo e os níveis de adipocinas. A perda de peso também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
Conclusão A obesidade é um fator de risco para DMRI. Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver DMRI do que pessoas não obesas. Perder peso pode ajudar a reduzir o risco de DMRI.