casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas
O que causa Parkinson?
A doença de Parkinson é causada pela perda de células nervosas (neurônios) na parte do cérebro chamada substância negra. Esses neurônios produzem um mensageiro químico no cérebro chamado dopamina. Quando o corpo não produz dopamina suficiente, causa atividade cerebral anormal, causando tremores, rigidez e dificuldade de equilíbrio e coordenação.
A causa exata desta perda de neurônios é desconhecida, mas acredita-se que vários fatores desempenhem um papel, incluindo:
1.
Genética :Algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson devido aos seus genes. No entanto, a maioria dos casos de Parkinson não é herdada diretamente.
2.
Fatores ambientais :A exposição a certas toxinas e produtos químicos, como pesticidas, herbicidas e certos metais, tem sido associada a um risco aumentado de doença de Parkinson.
3.
Idade :O risco de doença de Parkinson aumenta com a idade. A maioria das pessoas com Parkinson é diagnosticada após os 60 anos.
4.
Outros fatores: Lesões na cabeça, inflamação e estresse oxidativo (um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de neutralizá-los) também foram sugeridos como possíveis fatores contribuintes.
É importante observar que a doença de Parkinson é um distúrbio complexo e a causa exata ainda não é totalmente compreendida. A investigação em curso está a trabalhar para descobrir os mecanismos precisos por trás do desenvolvimento da doença de Parkinson para encontrar melhores tratamentos e estratégias de prevenção.