casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas

O que são crises ausentes?

Convulsões ausentes , também conhecidas como crises pequenas mal , crises de ausência típicas ou crises de ausência simples , são um tipo de crise epiléptica caracterizada por breve perda de consciência, com início e recuperação súbitos. As crises de ausência geralmente duram apenas alguns segundos, geralmente menos de 10 segundos, e podem ocorrer várias vezes ao dia.

Sinais e sintomas das crises ausentes incluem olhar vazio repentino, falta de resposta e possivelmente vibração das pálpebras. Durante a convulsão, as pessoas perdem a consciência e a consciência do ambiente e não respondem. Pode haver automatismos, onde as pessoas fazem movimentos repetitivos, como esfregar as mãos, estalar os lábios ou balançar a cabeça.

As crises de ausência são comumente experimentadas por crianças e geralmente começam entre os 4 e os 12 anos de idade. A maioria das crianças os supera na adolescência, mas algumas podem continuar a vivenciá-los na idade adulta.

Diagnóstico de crises ausentes baseia-se no histórico do indivíduo e na observação de convulsões, bem como em um eletroencefalograma (EEG) que registra a atividade elétrica do cérebro.

Tratamento para convulsões ausentes pode envolver medicamentos, como etossuximida ou ácido valpróico, para controlar as convulsões. Em alguns casos, cirurgia ou outras terapias podem ser consideradas.