casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas
Quais são os tratamentos para a Síndrome de Guillain Barré?
Não há cura para a Síndrome de Guillain Barré (SGB), mas existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar os resultados dos pacientes. Os principais tratamentos para GBS incluem:
Troca de plasma (plasmaférese):A plasmaférese envolve a remoção da porção líquida (plasma) do sangue, enquanto retém os glóbulos vermelhos e as plaquetas. O plasma sanguíneo contém anticorpos prejudiciais que atingem os nervos. Ao remover estes anticorpos, a progressão dos danos nos nervos pode ser interrompida e a recuperação pode ser melhorada.
Terapia com imunoglobulina intravenosa (IVIG):A terapia com IVIG envolve a administração de altas doses de anticorpos por meio de infusão intravenosa. Esses anticorpos são derivados de doadores de sangue saudáveis e ajudam a bloquear os efeitos prejudiciais dos anticorpos defeituosos que atacam os nervos na SGB. IVIG é administrado diariamente durante vários dias.
Cuidados de suporte:Os cuidados de suporte são essenciais para o tratamento da SGB. As medidas incluem a monitorização das funções vitais, a abordagem de problemas respiratórios que possam surgir devido à fraqueza muscular, o fornecimento de apoio nutricional, a prevenção de lesões e infecções cutâneas e a oferta de fisioterapia para minimizar a atrofia muscular e prevenir problemas articulares a longo prazo.
Em casos raros e graves de SGB, em que as funções vitais estão significativamente comprometidas, pode ser necessária ventilação mecânica até a recuperação da força muscular.