casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas
Quais são as características do retardo leve?
O retardo leve, também conhecido como deficiência intelectual leve, é caracterizado por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo. Apresenta desafios no funcionamento social e comunitário, mas uma capacidade intelectual superior em comparação com um retardo moderado, grave ou profundo. As características definidoras do retardo leve incluem:
1. Deficiência Intelectual: - Habilidades intelectuais bem abaixo da média (QI geralmente variando de 55 a 69 ou 70). - Dificuldade em compreender informações apresentadas de forma verbal ou abstrata. - Aquisição mais lenta de habilidades acadêmicas como leitura, escrita e matemática. - Habilidades de resolução de problemas e raciocínio prejudicadas.
2. Déficits de comportamento adaptativo: - Desafios nas habilidades práticas e sociais necessárias para as atividades da vida diária. - Déficits no comportamento adaptativo em áreas como comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, interações sociais, participação comunitária e habilidades profissionais. - Dificuldade em generalizar as habilidades aprendidas para diferentes situações.
3. Início durante o período de desenvolvimento: - As limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo manifestam-se antes dos 18 anos.
4. Problemas de adaptação social: - Dificuldade de integração em ambientes sociais como escola, local de trabalho ou comunidade local. - Redução da consciência social e má compreensão dos sinais sociais. - Capacidade limitada de resolução de problemas sociais e de tomada de decisões. É importante notar que dentro da categoria de retardo leve, os indivíduos podem apresentar vários graus de deficiência e diferentes pontos fortes e fracos. Avaliações individualizadas e apoio contínuo podem ajudar as pessoas com deficiência intelectual ligeira a maximizar o seu funcionamento e independência na vida quotidiana.