casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas

O que é estreitamento foraminal neural esquerdo leve?

O estreitamento foraminal neural esquerdo leve refere-se a um leve estreitamento do forame neural, que é uma abertura nos ossos da coluna vertebral através da qual saem os nervos espinhais. Quando o forame neural se torna estreito, ele pode pressionar os nervos espinhais, causando dor, dormência e fraqueza na área afetada.

O estreitamento foraminal neural pode ocorrer por vários motivos, como:

1. Osteoartrite:À medida que envelhecemos, a coluna pode sofrer alterações degenerativas, incluindo o desenvolvimento de osteoartrite. Essa condição pode causar a formação de esporões ósseos e espessamento dos ligamentos que circundam o forame neural, levando ao estreitamento.

2. Estenose espinhal:A estenose espinhal é uma condição na qual o canal espinhal, que abriga a medula espinhal e os nervos, torna-se estreito. Isso também pode causar estreitamento dos forames neurais, pois a medula espinhal comprimida e as estruturas podem colidir com as saídas das raízes nervosas.

3. Hérnia de Disco:Uma hérnia de disco, onde o material interno macio do disco se projeta ou se rompe através de uma fraqueza na camada externa, pode inchar e pressionar o nervo espinhal que sai, resultando em estreitamento foraminal neural.

4. Trauma:Uma lesão na coluna vertebral, como uma fratura ou luxação, pode causar desalinhamento das vértebras, levando ao estreitamento foraminal neural.

Estreitamento foraminal neural esquerdo leve indica um leve grau de estreitamento, que pode ou não estar causando sintomas. Se houver irritação ou compressão significativa da raiz nervosa, pode causar sintomas como:

- Dor no pescoço, costas ou membros (dependendo do nível de estreitamento)
- Dormência, formigamento ou sensação de alfinetes e agulhas no dermátomo afetado (a área da pele inervada por um nervo espinhal específico)
- Fraqueza muscular ou dificuldade de coordenação
- Anormalidades reflexas

Na maioria dos casos, o estreitamento foraminal neural esquerdo leve pode não exigir tratamento específico. No entanto, se os sintomas causarem desconforto significativo ou afetarem as atividades diárias, o tratamento pode envolver medidas não cirúrgicas, como analgésicos, fisioterapia para fortalecer e melhorar a flexibilidade e, possivelmente, injeções de esteróides para reduzir a inflamação e aliviar a irritação da raiz nervosa. Em casos graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica para alargar o forame neural e aliviar a pressão nas raízes nervosas.