casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas
O que é síndrome?
Na medicina, uma síndrome é um conjunto de sintomas e sinais que ocorrem juntos e caracterizam uma determinada doença ou condição médica. As síndromes costumam receber o nome do médico ou cientista que as descreveu pela primeira vez, como síndrome de Down ou síndrome de Asperger.
Os sintomas são experiências subjetivas relatadas pelo paciente, como dor, fadiga ou náusea. Os sinais são achados objetivos observados pelo médico, como erupção cutânea, febre ou inchaço. Uma síndrome é um conjunto de sintomas e sinais associados a uma doença ou condição específica.
Por exemplo, os sintomas do resfriado comum podem incluir coriza, dor de garganta e tosse. Os sinais do resfriado comum podem incluir congestão nasal, vermelhidão nos olhos e febre. A combinação desses sintomas e sinais é conhecida como síndrome do resfriado comum.
As síndromes são importantes na medicina porque podem ajudar os médicos a diagnosticar e tratar doenças. Ao identificar a síndrome específica que um paciente está apresentando, o médico pode identificar as possíveis causas dos sintomas e solicitar os exames apropriados para confirmar o diagnóstico. Uma vez confirmado o diagnóstico, o médico pode desenvolver um plano de tratamento adaptado à síndrome específica.
Em alguns casos, uma síndrome pode ser um sinal de uma condição médica subjacente mais grave. Por exemplo, a síndrome de perda de peso inexplicável, fadiga e diarreia pode ser um sinal de câncer. Se você estiver apresentando algum sintoma novo ou inexplicável, é importante consultar seu médico para que ele possa avaliá-lo e determinar se você tem uma síndrome.